quarta-feira, 18 de novembro de 2009


“POR UM MUNDO ONDE CAIBAM VARIOS MUNDOS...” E.Z.L.N.(EXERCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL
A diversidade é exaltada, afirmada, defendida e aceita, desde que nos restritos marcos de tolerância do capitalismo, que em sua atual face procura uma “diversidade sem diferença”. Daí a relevância de identidades com fortes laços comunitários e solidários, como os pueblos indígenas, que se encontram em resistência frente ao capital, pois diante de um quadro de mercantilização da reprodução da força de trabalho, a construção dessas identidades coletivas em rebeldia se converte em espaços de resistência ou de subversão...





Paz não é somente a ausência da guerra. É construir e manter praticas sustentáveis para se chegar a uma realidade onde se pratica o dialogo como forma principal para mediarmos relações. A solidariedade, a diversidade cultural e a sustentabilidade se encontram cotidianamente fazendo na pratica o que teorias, leis e acordos que são concebidos não fazem, pois se encontram distante das realidades.
Para toda uma população que passa fome, não tem garantia a saúde, sem educação, sendo apartada ,para habitar lugares excluídos das cidades,sem emprego e salário digno.Falarmos de paz como se Ela fosse o tradicional símbolo da pomba branco voando , no céu azul se torna uma ofensa.Não podemos discutir paz sem defender a justiça social.
Enquanto houver desigualdade social haverá guerra.
A existência do pensamento machista ,da homofobia,da xenofobia e do racismo são algumas das praticas que vão contra a diversidade cultural.Combater as discriminações,engrandece a pluralidade dos seres.









De nada a adiantará se conquistar a paz se não conseguirmos também alcançar meios para que possamos conservá-la e a introduzirmos dentro das culturas regionais.Seria impossível falar de paz sem poder dizer que para que isso aconteça, é necessário antes de mais nada obtermos alguns pré-requisitos básicos, assim como:Erradicação da fome,uma conscientização à nível mundial sobre a atual situação da vida no planeta,seu ecossistema, e como reverter toda uma situação limite de destruição em massa do planeta em que habitamos,A multiculturalidade como base para o pleno desenvolvimento de uma cultura de paz, entre outros.

Nenhum comentário: